O Que Fazer Para Melhorar a Voz e Cantar Bem

O Que Fazer Para Melhorar a Voz e Cantar Bem

Na música, muitas pessoas que cantam e principalmente as que sempre estudaram canto sozinho, não conhecem plenamente a sua potência vocal, por conta de uma timidez ou medo inconsciente que faz com que não consigam soltar a voz ou não fazer isso de forma satisfatória, por isso é mais que necessário saber o que fazer pra melhorar a voz e cantar bem.

Você é do tipo de pessoa que gosta muito de cantar, mas acha que é ruim? Com certeza Sua Solução é ter um bom treinamento da voz e desenvolver a técnica adequada pode algo que provavelmente irá ajudá-lo a cantar melhor

Não se espante, mesmo quem sempre teve contato frequente com a música ainda sente alguma dificuldade no início para cantar bem com uma afinação de maneira correta.

Isso acontece porque para cantar afinado não basta ter um bom ouvido musical, e ser bem afinado e sair por aí cantando que tudo será muito fácil, nada disso.

Logicamente ter um bom ouvido musical é apenas parte do processo de como cantar afinado que envolve tanto ouvido como fisiologia da voz e treinamento de diversas áreas do corpo relacionadas à produção e emissão da voz.

Muitas vezes são alguns detalhes que fazem a diferença quando o assunto é cantar bem. O canto é um misto de emoção, técnica, e também fisiologia.

Dicas Para Melhorar a Voz e Cantar Bem 


O Que Fazer Para Melhorar a Voz e Cantar Bem


Faça um experimento com estes passos iniciais para melhorar sua voz e conquistar confiança. Sem dúvidas cantar afinado é a maior dificuldade de quem está iniciando sua carreira na arte de cantar, sobre tudo quem nunca teve um contato prévio algum com algum tipo de instrumento.

Abaixo relacionamos algumas dicas de como melhorar a voz para cantar bem que servem tanto para quem está começando quanto para quem já canta e tem percebido pequenos deslizes de afinação e pretende fazer ajustes nestes erros para que eles não voltem a ocorrer.

1 - Não acredite que você canta mal

Isso mesmo, pouco importa quão ruim você ache que é cantando, jamais acredite que você não é capaz de ter uma bela voz e cantar bem. O fato é que todos têm as ferramentas necessárias para se cantar bem. Isso é apenas uma questão de saber como usar essas ferramentas de maneira correta.

2 - Saiba como aumentar seu Alcance Vocal

Ter um grande alcance vocal impressiona e dá mais liberdade e segurança ao cantor no momento de se expressar, pois pode criar variações de interpretação dentro da música.

O que você precisa para conseguir esse feito é aprender a técnica de encurtamento das cordas vocais quando você atinge as notas mais altas. Isso diminui a área das cordas vocais que vibram ao cantar uma nota mais alta, e por ter menos área fica mais fácil da vibração ocorrer numa frequência alta.


3 - Pratique escalas. 

Sim, pratique seus "dó ré mis". No começo é um pouco chato, mas realmente se faz necessário e é bastante útil no treino de seu ouvido para reconhecer certas notas, o que irá contribuir muito no caminho para se tornar um cantor melhor. 

Você provavelmente conhece a música “Dó-Ré-Mi”, de "A Noviça Rebelde". Ela é muito boa para praticar. A base dessa música é algo chamado "solfégio", o que é ótimo para treinar.

4 - Comece com calma. 

Cante seus “Dó-ré-mis” subindo e descendo a escala. Comece com a clave de Dó, então passe para a de Dó Sustenido e continue prosseguindo. Parece assim com o solfégio:

Escala básica: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó
Então misture tudo: suba duas notas e desça uma, trabalhando até o fim da escala. Subir duas, descer uma: Dó, Mi, Ré, Fá, Mi, Sol, Fá, Lá, Sol, Si, Lá, Dó, Si, Ré, Dó

Comece lenta e deliberadamente, esforçando-se para atingir a nota certa em vez de simplesmente passar por ela. Isso lhe ajudará a controlar a voz, lembrando sempre que é possível utilizar um instrumento para certificar que seu tom está correto. É muito melhor ser muito lento e preciso do que rápido e impreciso.

5 - Encontre sua extensão vocal. 

Sua extensão vocal é a medida de tons que você consegue cantar, entre a menor e a maior nota. Tente qualquer tipo de escala de música clássica (você pode encontrá-las facilmente com uma busca online) e veja quais notas baixas e quais notas altas lhe são impossíveis de cantar claramente.

6 - Pratique diariamente.

Todos os dias, pratique seus exercícios de respiração, rotina de aquecimento e gravação do canto. Procure na gravação partes em que você não acerta a nota e fica inseguro. Pode levar várias semanas de prática apenas para cantar uma única música.

7 - Entre numa competição local de canto. 

Seja consciente de como você espera cantar; se você esteve cantando por menos de 3 meses e não tem nenhum treinamento formal, será difícil - mas é isso que você quer, certo?

Se você estiver determinado a se tornar um cantor, terá de se acostumar a cantar na frente de uma plateia e em situações estressantes. Uma coisa é cantar para si mesmo no quarto; outra coisa completamente diferente é cantar na frente de uma dúzia, ou talvez de centenas de pessoas.

Voltar Para a Página Inicial

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.